Parceria do município e Codevale viabiliza os primeiros procedimentos do Castramóvel em Glória de Dourados.

ajudará no controle da reprodução de cães e gatos no município

| ADAUTO DIAS / DIAS MS


Veterinária chefe da equipe Daniele, Dr Lúcio, Janete, Irene e o Prefeito Aristeu Nantes - Fotos Adauto Dias

Parceria do Município através da Secretaria Municipal de Saúde, sob comando da secretária Janete Kochinski,  Vigilância Santária e CODEVALE – Consórcio Público do Desenvolvimento do Vale do Ivinhema viabilizou os primeiros procedimentos do Castramóvel,  (Programa de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos do Codevale) em Glória de Dourados.

A equipe liderada pela médica veterinária e diretora-executiva do Codevale, Daniele Cristina de Camargo Cabriotti, esteve presente com 08 profissionais, entre Médicos Veterinários e auxiliares, realizaram 46 castrações nesta primeira visita ao município,  sendo 10 em gatos e 36 cães machos, todos com acompanhamento pós-operatório até o final do efeito anestésico, sendo liberados posteriormente.

Castramóvel, um projeto do deputado estadual Márcio Fernandes,  foi viabilizado para Glória de Dourados, pelo prefeito Aristeu Pereira Nantes com a inclusão do município no Codevale, presidido pelo Dr Lúcio Costa prefeito de Santa Rita do Pardo, teve também indicação apresentada em sessão do Legislativo municipal pelo vereador e presidente Júlio Buguelo, contando com apoio dos profissionais do município, realizam os primeiros procedimentos durante todo o dia desta sexta-feira (10) no Centro Comunitário João Paulo II na Vila Industrial. 

O chefe do poder executivo municipal Aristeu Nantes, afirmou, “quero agradecer a presença do deputado Márcio Fernandes, do presidente do Codevale Dr Lúcio, equipe da Médica Veterinária Daniele,  vereadores e secretários,  neste dia em que estamos acompanhando as primeiras cirurgias de castração destes animais machos, posteriormente será a vez das fêmeas, e com a continuidade deste projeto, ajudará no controle da reprodução de cães e gatos no município”. Concluiu.    

A castração consiste em uma cirurgia feita em cães e gatos de ambos os sexos para impedir que se reproduzem, evitando a superpopulação desses animais. Diminui o risco de doenças, elimina gravidez psicológica, produção de leite, elimina os riscos de fugas e brigas, acaba com latidos e miados e o habito de urinar excessivos.