Morre Maurício Sherman, ex-diretor da Globo e co-criador do Fantástico

| UOL/17/10/2019 10H31


Morreu na manhã de hoje, aos 88 anos, Maurício Sherman, ex-diretor da TV Globo e um dos criadores do Fantástico. Ele estava em sua casa, na zona sul do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada ao UOL pela família de Maurício.

Sherman trabalhou em diversas emissoras, como Tupi, Bandeirantes e Manchete, e se destacou principalmente pelas passagens que teve na TV Globo, contribuindo na criação do Fantástico, ficando à frente do Domingão do Faustão e de programas de humor, como Faça Humor, Não Faça Guerra, Os Trapalhões'e os de Chico Anysio.

Seu último trabalho na emissora foi no Zorra Total.

Ele ficou conhecido também por lançar as apresentadoras Xuxa e Angélica, em sua época de Manchete.

Sherman nasceu em 21 de janeiro de 1931, em Niterói, no Rio de Janeiro, e entrou para a Globo em 1965, onde também foi diretor executivo da Central Globo de Produção.

O que deu essa dimensão à televisão brasileira, na minha opinião, foi a desmesurada ambição de fazer as coisas. Nós queríamos fazer o máximo. Não nos contentávamos, não nos limitávamos aos nossos espaços. Não. Nós fazíamos, nós crescíamos'

A apresentadora Ana Maria Braga também deu a notícia, durante o Mais Você, com uma homenagem: 'Agora, durante o programa, acabei de receber a notícia da morte de um dos maiores conhecedores da televisão brasileira e acho que do mundo. Ele tinha uma sensibilidade maravilhosa. É o Maurício Sherman. Ele me recebeu muito bem aqui, 20 anos atrás, me convidou para participar de programas de humor e me fez muito feliz em testar minhas habilidades e em ter sua amizade', disse Ana Maria.

Sherman se formou em direito, mas já trabalhava com arte desde os 13 anos, atuando em peças amadoras no Clube da Colônia Judaica, em Niterói. Por deste trabalho, foi convidado a ser ator em rádio, onde trabalhou em diversas produções ao lado de figuras como Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg.

Depois, começou a construir uma carreira no teatro. Por conta de seu trabalho na peça Massacre, Emmanoel Roblès, ganhou o prêmio de ator revelação e depois continuou sua trajetória de ator, agora em televisão, na TV Paulista e na Tupi.

Foi apenas em 1965 que ele começou seus trabalhos como diretor, agora na Globo. Em 1966, ela comandou os humorísticos Riso Sinal Aberto e Bairro Feliz, que tinham como roteiristas Max Nunes e Haroldo Barbosa, que entraram na Globo auxiliados por Sherman.

Maurício então teve idas e vindas à Rede Globo, passando pela Excelsior e Tupi. Voltou à emissora em 1972, mais uma vez no humor, no comando do Faça Humor, Não Faça Guerra, protagonizado por Jô Soares.

Alguns dos humorísticos mais importantes da TV Globo estiveram sobre o comando de Sherman, como Chico Anyisio Show (1981), Os Trapalhões (1981), e o Zorra Total, onde teve aquela que talvez tenha sido sua passagem mais marcante, estando à frente da atração de 1999 até 2014.

Em 1983, Sherman foi convidado a dirigir a programação da TV Manchete e convidou Xuxa Meneghel, então com 20 anos, para o Clube da Criança. Ele lançou a Rainha dos Baixinhos, intercalando programa de auditório, música e desenhos. Além disso, três anos depois colocou no ar Angélica no lugar de Xuxa, que estava a caminho da Globo, sendo responsável por mais descobrir mais uma estrela.

Em 1973, fez parte da equipe que criou o Fantástico. Além disso, ele também dirigiu diversos programas de auditório, como Noite de Gala (1966) e Moacyr Franco Show (1977).

Após ter trabalhado como supervisor do Vídeo Show, foi diretor do Domingão do Faustão, em 2001.

Fazendeira da semana, Bifão se comprometeu a indicar Tati Dias para a próxima berlinda caso a peoa retorne da roça com Diego na noite de hoje. Andréa e Bifão apostaram na eliminação da peoa, e disseram que ela deve estar queimada na opinião do público.

Maurício Sherman, ex-diretor da Globo que morreu hoje aos 88 anos, foi um dos mais importantes da do humor e do entretenimento na televisão, e comandou diversos programas ao longo dos anos.

Não há informações ainda sobre qual será a porcentagem de cortes nas equipes de todo o grupo Silvio Santos, mas fontes ouvidas pela coluna nesta quinta estimam o número final poderá chegar a 150 pessoas.

Em papo com Bifão e Netto pouco antes do almoço de hoje, Andréa não poupou críticas a Tati Dias, que está na roça ao lado de Diego. A socialite apostou na eliminação da chef de cozinha, e disse que não suporta mais as fofocas e a maldade da peoa.

Com os dois casais da casa (Lucas e Hariany e Guilherme e Tati) separados durante a noite por causa da baia, os peões resolveram fazer uma brincadeira arriscada antes da despedida da noite de ontem.

Irritados com a postura da agora fazendeira Bifão, Guilherme e Lucas passaram a madrugada criticando a chef de cozinha, e chegaram a tirar sarro da maneira pela qual a peoa caminha. Os dois comentaram que Bifão muda sua forma de andar quando ganha alguma prova e se sente vencedora, e levantaram de seus colchões para imitar a colega.

A edição veiculada na noite de ontem na RecordTV mostrou a revolta de Andréa após a punição tomada por Lucas. A socialite não gostou da reação de Diego, Hariany e Thayse, que ao ouvirem o sinal de punição deram risada e comentaram que Lucas é muito distraído.

Após reclamar das atitudes de Bifão em conversa com Tati na noite de ontem, Guilherme continuou o desabafo com Lucas e Netto na baia da sede. Para o metroviário, Bifão está cada vez mais hostil e rancorosa em relação a ele, e ainda não aceitou seu relacionamento com Tati.

Enquanto se preparavam para dormir na baia na noite de ontem, Guilherme e Lucas falaram sobre seus relacionamentos dentro da casa e o modelo acusou o metroviário de machismo. Guilherme já havia reclamado com Tati que sentia ciúme da antiga intimidade entre ela e Lucas.

Há três meses na Record, a ex-Globeleza Valéria Valenssa ganhou status de estrela na emissora. Ela apresenta o quadro Bom do Bairro, na versão fluminense do programa Balanço Geral, em que ela mostra lugares inusitados da capital carioca.

De volta ao De Férias com o Ex Brasil, na temporada com celebridades e veteranos, Any Borges, que entrou pela primeira vez no reality da MTV em sua terceira edição, em 2018, diz que participar do programa a ajudou a se conhecer melhor.

O programa exibido pela RecordTV na noite de ontem mostrou a distribuição das tarefas definidas por Bifão, a fazendeira pela segunda vez no reality show. A peoa acatou os pedidos dos demais confinados e delegou as tarefas.

A estreia da reprise de "Avenida Brasil" no "Vale a Pena Ver de Novo" (Globo) causou certo furor entre internautas.

Chegaram ao fim as gravações da primeira temporada do "Que História É Essa, Porchat?", exibido às terças-feiras, 22h30, no GNT.

Mara Maravilha é a convidada de Daniela Albuquerque no programa "Sensacional" desta quinta-feira, a partir das 22h45, na Rede TV!.

Na roça ao lado de Diego Grossi, Tati Dias reuniu Sabrina, Thayse e Hariany, suas amigas mais próximas do confinamento, na casa da árvore para uma espécie de despedida antecipada. "Só queria agradecer vocês. Eu sou durona, mas vocês são três anjinhos que Deus colocou aqui para me ajudar", declarou a roceira.

No programa da noite de hoje, Marcos Mion abriu ao público as duas opções para o poder da chama vermelha da semana. O apresentador explicou que o público poderá escolher entre duas opções, ambas relativas a formação da próxima roça, na segunda (21).

Guilherme desabafou com Netto sobre Bifão enquanto os peões estavam na baia na noite de hoje: "Ela fica me cutucando, fazendo as coisas de propósito". Segundo o metroviário, não tinha motivo para a fazendeira da semana reclamar de sua demora em realizar o trato com os porcos na manhã de hoje.

Tati Dias, Thayse Teixeira, Hariany e Sabrina conversaram no ofurô na noite de hoje e a chef de cozinha revelou que recebeu conselhos de amigos antes do confinamento: "Quando souberam que a Hari podia entrar me falaram para ficar perto dela", referindo-se ao fato de que a goiana foi a ex-BBB com mais seguidores nas redes sociais.

Em conversa com Jorge Sousa na noite de hoje, Andréa falou sobre sua expectativa para o resultado da quarta roça de A Fazenda 2019: "Ela já deu aqui, o tempo dela já foi", referindo-se à Tati Dias.

Após reativar sua conta no Twitter, Laura Keller, mulher de Jorge Sousa, atacou Tati Dias em uma postagem na noite de hoje.

A quarta-feira foi marcada pelo duelo entre Diego Grossi e Tati Dias na quarta roça de A Fazenda 2019. Enquanto o peão recebeu apoio até da equipe adversária, Tati Dias teve de cobrar suas amigas no confinamento para iniciar uma campanha por votos do público.

Durante a tarde de hoje, Tati Dias conversou no quarto da sede com suas melhores amigas no confinamento: Hariany e Thayse Teixeira. A chef de cozinha fez uma breve reclamação e cobrou votos das peoas: "Vocês comecem a pedir para os seguidores de vocês votarem em mim, vocês não estão pedindo para os fãs. Vocês precisam me ajudar".

Após ficarem confinados na sede por muitas horas, os peões participaram de uma caça ao tesouro envolvendo produtos alimentícios de uma patrocinadora de A Fazenda 2019.

Durante a tarde de hoje, os peões do time Sol se reuniram na sala para falar sobre a roça desta semana. Segundo Viny Vieira, Tati Dias deve ser a eliminada na quarta roça de A Fazenda 2019.

Na tarde de hoje, após ficarem confinados por muitas horas para uma atividade de um patrocinador, Tati Dias chamou Guilherme Leão para uma conversa e fez um pedido especial caso retorne da roça desta semana.

Fernanda Gentil deu "patada" em internauta ao ser questionada por críticas que havia feito em relação à cobertura de programas concorrentes sobre a separação de Fernanda Souza e o cantor Thiaguinho, anunciada em primeira mão pelo colunista do UOL Leo Dias.

Fernanda Gentil quebrou o protocolo e elogiou uma "concorrente" pela audiência ao vivo no Se Joga, programa da Globo. A apresentadora parabenizou Sonia Abrão, da RedeTV!, pela abordagem respeitosa da separação de Fernanda Souza e Thiaguinho, publicada em primeira mão pelo colunista Leo Dias, do UOL.

Enquanto os peões se arrumavam para uma atividade surpresa na tarde de hoje, Hariany chamou Tati para conversar e questionou a amiga se a edição transmitida pela RecordTV costuma mostrar cenas de sexo. A goiana revelou que pensou em "dar uns pegas" em Lucas, mas que até o momento nada aconteceu.

Maria Júlia Coutinho testou os conhecimentos musicais de César Tralli no SP1, telejornal local da Globo. Durante a conversa entre os dois sobre os destaques do Jornal Hoje, Maju perguntou para o colega se ele conhecia um dos maiores hits da música brasileira nos anos 90.

Lucas Viana passou a manhã de hoje reclamando com os peões, dizendo que Andréa Nóbrega e Tati Dias estão falando mal dele pela sede. A socialite reclamou com Lucas sobre a punição tomada pelo peão na madrugada e Tati está irritada com o modelo por causa de Hariany.

Lucas passou a manhã reclamando da atitude de Andréa Nóbrega sobre a punição que tomou na noite de ontem e agora tentou falar com Viny Vieira. O humorista, entretanto, não quis tomar partido na discussão e aconselhou Lucas a conversar diretamente com Andréa.

Ainda é cedo para conclusões finais, mas o novo vespertino "Se Joga", da Globo, segundo esta coluna apurou, está registrando índices de audiência menores que seu antecessor, o finado "Vídeo Show".

Enquanto observava o cercado das aves, Thayse ficou surpresa com a presença de apenas um ovo no poleiro das galinhas e resolveu falar com Diogo Barbieri, o caseiro da casa.

Juliana Paes foi convidada especial do Mais Você, hoje, com Ana Maria Braga dando uma xeretada no estúdio em que são gravadas as cenas de Maria da Paz e o Best Cake, reality show que acontece dentro da novela A Dona do Pedaço.

Durante o trato dos animais na manhã de hoje, Lucas se revoltou com a reação de Andréa, que não ficou feliz com a punição tomada pelo modelo.

Na madrugada de ontem, algumas horas após a prova do fazendeiro, Lucas Viana causou uma punição para a casa por ter descido para a baia comendo uma maçã. Os peões não podem consumir nada na baia que não seja biscoito de polvilho.

Fazendeira da semana, Bifão se irritou com a demora de Guilherme Leão em chegar para as tarefas diárias da casa. O peão ficou responsável pelos porcos e só saiu da sede na hora exata do toque do animal.

Após a vitória de Bifão na prova do fazendeiro da noite de ontem, Lucas chamou Thayse Teixeira ara conversar e reclamou da postura de Tati Dias. A chef de cozinha ficou revoltada após perder a disputa e ir direto para a roça ao lado de Diego e passou a noite chorando.

Após perder a prova do fazendeiro da noite de ontem, Tati Dias se revoltou com a postura de Guilherme e dos demais peões da equipe Sol. Para a chef de cozinha, os colegas são incapazes de ter o mínimo de empatia.

Mariana Santos falou de suas crises de pânico e ansiedade no "Conversa com Bial" desta madrugada, na TV Globo. A atriz, que já havia revelado anteriormente que lidava com a situação, disse que as primeiras sensações vieram ainda na infância e foram se agravando.

Estreia hoje o podcast UOL Vê TV, mesa-redonda com os assuntos mais quentes da televisão na semana. Mauricio Stycer, Chico Barney e Flávio Ricco, colunistas do UOL, avaliam as produções que estão no ar, fazem análises e revelam informações de bastidor.

Após se irritar com Guilherme na madrugada de hoje, Tati Dias se isolou no quarto da sede e caiu no choro vendo fotos da família.

Um dos participantes levou tombo ao correr pela cozinha, e contra o tempo, durante a edição de estreia da nova temporada do MasterChef Brasil, da Band, exibida hoje à noite. A queda de Helton Oliveira assustou os concorrentes que estavam no mezanino.

Bifão venceu a quinta prova do fazendeiro no programa ao vivo da RecordTV, mas muitos fãs de A Fazenda 2019 não gostaram do resultado. Com isso, Diego Grossi e Tati Dias continuam na roça e correm o risco de serem eliminados na quinta-feira (17).

Na roça após ser derrotada na quinta prova do fazendeiro, Tati Dias ficou chateada com a postura de Guilherme Leão e disparou: "Seu deboche pode acabar com o sonho da minha vida". A peoa se irritou com uma brincadeira do metroviário junto da equipe Sol: "Não é hora de fazer esse tipo de brincadeira, que ótimo que vocês estão na frente".