PIS-PASEP 2022: dois novos grupos de trabalhadores são incluídos; veja se você tem direito ao abono

Valor a ser pago varia conforme o número de meses trabalhados e pode ser de até 1 salário mínimo

| MIDIAMAX


Mais grupos terão direito ao abono salarial em 2022 - Divulgação

O governo federal incluiu dois novos grupos no pagamento do abono salarial do PIS-PASEP para começar a receber os pagamentos já em 2022. 

Primeiramente, é importante ressaltar que o PIS-PASEP é pago exclusivamente a quem prestou serviços nos anos de 2020 e 2021. Porém, também poderão receber aqueles que:

O teto do abono, ou seja, o valor máximo que o trabalhador pode receber é o salário mínimo vigente. Atualmente, está em R$ 1.100, porém o valor deve mudar no próximo ano.

Os beneficiários podem saber se possuem direito das seguintes formas:

PIS (trabalhador de empresa privada): 

Pasep (servidor público): 

Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil:

Os beneficiários que não possuem conta nos bancos, podem ir até um caixa eletrônico, com o cartão cidadão e a senha para sacar o dinheiro.

Aqueles que não tem o cartão podem receber o valor em qualquer agência da Caixa, mas é preciso levar documento de identificação com foto, CPF e carteira de trabalho. 

Os trabalhadores que possuem dúvida e querem saber se têm direito ao PIS, podem telefonar para a Caixa no 0800-726-02-07 ou acessar o site oficial da Caixa. Para a consulta, é necessário ter em mãos o número do NIS (PIS/Pasep).

Os servidores que recebem Pasep devem verificar se houve depósito em conta no Banco do Brasil. Caso isso não tenha ocorrido, basta procurar uma agência do BB para regularizar a situação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.