Corumbá muda decreto e segmentos comerciais poderão abrir em horários diferentes; confira

Decreto republicado na tarde desta quinta-feira (30) autoriza funcionamento de estabelecimentos comerciais, com horários específicos para cada segmento, inclusive aos domingos. Comércio varejista fecha uma hora mais cedo.

| TV MORENA E G1MS


A prefeitura de Corumbá, na fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia, republicou, na tarde desta quinta-feira (30), o decreto que promovia restrições ao funcionamento de comércios no município, especialmente aos domingos. No novo documento, a prefeitura autoriza o funcionamento de diversos segmentos comerciais, mas restringiu datas e horários.

O comércio em geral e prestação de serviços, por exemplo, poderão funcionar de segunda a sexta-feira das 8h às 16h - uma hora mais cedo do que no decreto anterior - e aos sábados, das 8h às 14h. Aos domingos, no entanto, o funcionamento continua vedado. Para açougues, mercados, supermercados e mercearias, o horário é das 8h às 20h de segunda a sábado e das 8h às 14h no domingo.

Já postos de combustíveis, que poderão abrir exclusivamente para abastecimento, distribuidoras de gás e água, borracharias e farmácias, poderão abrir entre às 5h e 21h. Restaurantes, lanchonetes e bares que forneçam refeições preparadas no estabelecimento podem abrir de segunda a sábado, até às 20h30 e aos domingos até às 14h.

Clínicas médicas, odontológicas e veterinárias podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados, até às 14h. Panificadoras, padarias e confeitarias estão autorizadas a abrir de segunda a sexta, das 6h às 30h e aos domingos, das 6h às 12h. Sorveterias e locais destinados a venda de açaí e similares podem funcionar de segunda-feira a sexta, das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 14h.

Já no caso de conveniências, a autorização será de segunda a sábado, das 8h até às 20h30 e aos domingos das 8h às 14h, proibido expressamente o consumo no local, calçada ou imediações. Por fim, as academias também poderão funcionar no município de segunda a sexta-feira, das 6h às 11h e das 15h às 19 horas.

O decreto ainda estabelece que as atividades que funcionem com entregas em domicílio - delivery - poderão funcionar todos os dias, inclusive aos domingos, após seu horário regular, até às 23h, identificando os entregadores. A realização presencial de cultos, missas e demais manifestações religiosas de segunda a sexta-feira, está proibida, sendo permitida apenas a transmissão via internet.

Aos fins de semana, no entanto, está autorizado o funcionamento presencial de igrejas, templos, centros espíritas e demais locais destinados às manifestações religiosas, limitado a duas celebrações diárias, respeitando as normas de biossegurança decretadas em Corumbá.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá, nesta sexta, o município apresenta 1.304 casos de Covid-19, com 37 óbitos. Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponibilizados exclusivamente para pacientes com o novo coronavírus já estão 100% ocupados.