Prefeito Aristeu Nantes compra sementes de Crotalária e esta distribuindo para população plantar na tentativa de ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti em Glória de Dourados.

| ADAUTO DIAS / DIAS MS


Prefeito Aristeu Nantes e sua esposa Irene Alencar - Foto Adauto Dias

Preocupado com inúmeros casos de dengue ocorrido este ano no município, e sempre buscando alternativas de combater o Aedes Aegypti, o prefeito Aristeu Pereira Nantes adquiriu sementes da Crotalária Juncea para distribuir para a população fazer o plantio em vasos no quintal, técnica utilizada em alguns municípios do Brasil, com redução acentuada de proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Como sempre dedicada voluntariamente e incansável em busca de ações que possa proporcionar uma vida melhor para as famílias gloriadouradense, a primeira dama Irene Alencar tomou iniciativa desse trabalho de distribuição das sementes de Crotalaria, e já realizou a entrega para vários moradores, aconselhando a cuidar da planta que será muito útil na ajuda ao combate do mosquito causador da dengue no município. 

A Crotalária atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue. Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa, ou até no jardim da empresa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue. Mas, atenção! As outras armas de combate, como manter quintais e jardins limpos e sem água parada continuam.

A Crotalária Juncea cresce de 60 centímetros a no máximo 1 metro de altura. Se bem cuidada, ela floresce em até 90 dias. Esse é o momento em que normalmente o mosquito da dengue já é mandado para bem longe de casa. Em algumas cidades do país como em Sorriso, no Mato Grosso, sementes de Crotalária estão sendo plantadas pela cidade, que num único mês de pleno verão, com chuvas intensas, não registrou nenhum caso de dengue depois que as sementes foram espalhadas pelo município. Então cuide de seu jardim de Crotalárias, ela combate o mosquito da dengue e pode proteger sua família.

A Crotalária vai ajudar no combate a infestação, mas os cuidados em casa ou na empresa permanecem. Fique atento!

Ponto de distribuição da semente no Defap também.