Bebê de 10 meses é o segundo caso confirmado de sarampo em Mato Grosso do Sul

De acordo com a SES, criança teria sido contaminada no estado de São Paulo; Dois casos 'importados' foram registrados em Mato Grosso do Sul.

| G1 / TV MORENA, G1 MS


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou nesta segunda-feira (9) o segundo caso de sarampo em Mato Grosso do Sul. Um bebê de 10 meses de Campo Grande apresentou os sintomas no mês de agosto.

De acordo com o órgão, o diagnóstico foi confirmado pela Fiocruz. O caso está sendo considerado "importado" porque a criança e a família visitaram parentes na capital paulista entre o dia 1º e 5 de agosto.

Segundo a secretaria, o bebê começou a apresentar sintomas no dia 16 do mesmo mês. Na ocasião, os pais levaram a criança três dias depois a um hospital particular de Campo Grande.

Conforme a Secretaria de Saúde de Campo Grande, o bebê já está recuperado. O hospital onde a criança foi atendida confirmou que, no dia seguinte à notificação, teve a ação de bloqueio, ou seja, todos que estiveram no hospital no momento em que o bebê estava sendo atendido foram vacinados contra o sarampo.Até o momento, ninguém apresentou os sintomas da doença.

Já a SES informou que todas as ações de investigação e bloqueio foram feitas, principalmente com vacinação de familiares, de funcionários do hospital e de pacientes que aguardavam atendimento onde mais de 60 pessoas teriam sido vacinadas. Conforme o órgão, crianças de seis meses a menores de um ano precisam tomar um dose da vacina.

Quais são os sintomas do sarampoQuem deve se vacinar contra o sarampoEntenda as diferenças entre as vacinas

Mato Grosso registrou até agora dois casos de sarampo: o bebê e o de um homem de 52 anos, em Três Lagoas. Em todos os casos, segundo a secretaria de saúde, foram feitos os bloqueios necessários para evitar novas contaminações.