Buguelo atribui Moção de Congratulação a Genésio José da Silva – o Giba

| DEMERVAL NOGUEIRA


vereador Júlio Cleverton dos Santos, o Júlio Buguelo PT com o homenageado Professor Giba - Fotos Adauto Dias

O vereador Júlio Cleverton dos Santos, o Júlio Buguelo (PT), após aprovado pelo Poder Legislativo gloriadouradense concedeu ao professor de educação física Genésio José da Silva – o popularmente conhecido como Professor Giba, a Moção de Congratulação pelos relevantes serviços prestados na área esportiva de Glória de Dourados. Genésio José da Silva – o Professor Giba nasceu em 09 de setembro de 1970, casado com Adelma Moraes de Souza, o casal tem dois filhos, Gustavo Manoel e Ana Clara. Além da sua militância no esporte, o Professor Giba trabalha como Agente Penitenciário e participou dos Projetos Escola de esportes da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Projeto Social Ong Gol de Letra e Futsal Futuro.

Conforme a desenvoltura do vereador Júlio Buguelo no Parlamento Municipal, “a Moção de Congratulação é altamente merecedora ao mestre Giba, pelos seus relevantes e incontestáveis serviços realizados em nossa cidade. Pela sua determinação, vontade e firmeza em colaborar com as crianças que gostam do esporte. O Professor Giba foi e é um homem extremamente dedicado ao esporte e, com ele, Glória de Dourados obteve grandes conquistas. Portanto, absolutamente merecedor das nossas Congratulações. Um exemplo de cidadão voltado para as crianças e adolescentes que querem ter um futuro melhor”, destacou o vereador petista.

Genésio José da Silva – o Professor Giba esclareceu na tribuna da Câmara Municipal, que tudo começou em 2007, através da secretária de Educação, Hilda Fávero (in memorian), que abriu as portas da Secretaria de Educação e acreditou na potencialidade das crianças e adolescentes e, “na minha capacidade de fazer um bom trabalho”. A diretora Antônia Bernardes, da E. M. Dois de Maio Polo juntamente com a professora Leila Machado, que, “juntos, levamos o nome da nossa Escola Dois de Maio Polo, nos anos de 2007 e 2008, galgando os lugares mais altos do pódio”, disse Giba.

O congratulado afirmou que “o presidente da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em 2009, o Helinho, deu-me a oportunidade de desenvolver meu trabalho junto aos sócios, grande aprendizado e conquistas para os nossos associados”. Em 05 de julho de 2011 foi apresentado o Projeto Escolinha de esportes da AABB para o atual presidente João Ossil Braga de Castro, com objetivo de inserir os filhos de associados e crianças carentes do município de Glória de Dourados no Projeto. Em 2015 a Escolinha de Esportes da AABB tornou-se um projeto social denominado – Projeto Social Ong Gol de Letra, entidade sem fins lucrativos, representado por nove pais de atletas do projeto, em parceria com a AABB local, representando o município em vários campeonatos municipais e estaduais.

No ano de 2017 começou a atender nas terças-feiras de manhã, tarde e noite, quarta-feira à tarde e quinta-feira no período matinal, vespertino e noturno. Na oportunidade eram 142 crianças matriculadas no projeto e, foram muitas conquistas em 2017. “Destacamos também que, fomos vice-campeões estadual sub-15 e também tivemos o artilheiro da competição, mesmo com tantas conquistas dentro e fora das quadras, não tivemos apoio”, menciona o professor Giba, destacando ainda que, “em 2018 tivemos que retornar nosso projeto somente à noite, nas terças-feiras e quintas-feiras, por falta de apoio”. Em 2019 o Projeto Ong Gol de Letra encerrou suas atividades no município de Glória de Dourados.

Giba afirma que ficou por seis meses longe do futsal, mas, “com muitas conversas com pais e empresários, resolvemos voltar. Criamos o Projeto Futsal Futuro em parceria com a Escola Estadual Professora Eufrosina Pinto, através da professora e diretora Rafaela Rozas, sempre com o objetivo de inserir nossas crianças no meio lúdico”, disse Giba. Giba diz ainda que, “procuramos parcerias com comércio, empresas e escolas e, hoje realizamos nossos treinamentos na Escola Professora Eufrosina Pinto, onde temos em nosso Projeto 62 crianças, de 07 a 16 anos”. O Projeto Futsal Futuro representa Glória de Dourados em vários campeonatos de base. “Bom ressaltar também que, estivemos na cidade de Uraí/PR, nos dias

07, 08 e 09 de setembro, com duas categorias: de 2006/05 e 2004/03, sendo que esta última foi campeã”.

Foi disputada a Copa Chama em Naviraí, com 04 categorias: sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17, no transcorrer do mês de agosto até o dia 12 de outubro. O sub-9 ficou na 4ª posição, o sub-15 tornou-se campeão invicto teve ainda o artilheiro Fábio Soares e o Goleiro menos vazado, Cássio. Nessas grandes competições foram 11 vezes campeões, 06 vezes vice-campeões, 02 vezes terceiros lugares. Teve 11 medalhista de artilheiro e 10 medalhistas de goleiro menos vazados.

Finalizando, o Congratulado Genésio José da Silva – o Professor Giba afirmou que, “estou muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho em prol do Futebol de Salão (Futsal) de Glória de Dourados. Gostaria de agradecer o Presidente da Mesa e demais vereadores, em especial ao vereador Júlio Cleverton dos Santos, o Júlio Buguelo, pelo reconhecimento do nosso trabalho, aos ouvintes, pais, patrocinadores, aos nossos alunos, que são nossos atletas e que representam nosso Projeto na cidade de Glória de Dourados e no cenário estadual e interestadual de Futebol de Salão (Futsal)”, finaliza o Professor Giba.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE