Untitled Document
 
 
E-mail: adautodias@msn.com
 
 
 
10 de Maio de 2018 às 15h07min
Brasil tem duas mortes por sarampo e 103 casos confirmados

G1

Dezenas de pessoas foram se imunizar no "Dia D" contra o sarampo em Roraima po - Crédito: Alan Chaves/G1
  

Ministério da Saúde informou que de janeiro até o dia 30 de abril o país registrou duas mortes por sarampo, ambas no estado de Roraima. Segundo a pasta, a evolução para óbito ocorreu nesses casos porque havia comorbidades (quando pacientes já têm alguma debilidade por outra doença). O ministério informa ainda que o país tem 103 casos confirmados e 289 em investigação.

Os casos se concentram nos estados de Roraima (81) e Amazonas (22), informa a pasta. Nesta quinta-feira (10) a Organização Mundial da Saúde emitiu um alerta para o sarampo em toda a região das Américas e pediu um reforço dos esquemas de vacinação. A região apresentou 1115 casos; 904 deles na Venezuela.

O Ministério da Saúde não informou quais casos no Brasil são importados ou autóctones (quando a infecção ocorre entre indivíduos de um mesmo território).

O aumento de casos no Brasil é recente e começou no início desse ano. Em 2016, o país havia recebido -- junto com outros países das Américas -- um certificado de que a doença havia sido eliminada do território. Antes disso, entre 2013 e 2015, entretanto, ocorreram surtos relacionados à importação do sarampo, com 1.310 casos no período. O maior número de casos foi registrado nos estados de Pernambuco e do Ceará.

A pasta informa que está concentrando esforços para manter o certificado de eliminação com ações de vigilância epidemiológica, laboratórios e estratégias de imunização. O ministério informa que enviou 737,9 mil doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) foram enviadas de janeiro a babril para Roraima e Amazonas.

Também o ministério fez campanhas publicitárias em rádio e televisão nesses estados. A campanha foi até o dia 20 de abril. Cabe lembrar, entretanto, que trata-se de um alerta já que a vacina tríplice viral faz parte do calendário vacinal do Brasil e está disponível o ano inteiro em todas as unidades de saúde do país.


Casos no mundo

A situação brasileira é sintomática de um aumento dos casos de sarampo registrados em todo o mundo. De 2016 para 2017, a OMS alertou que a Europa registrou um aumento de 400% no número de casos.

Movimentos antivacina, principalmente na Europa, e afrouxamento em campanhas de vacinação em todo o mundo têm sido apontadas como responsáveis pelo aumento repentino do número de casos de sarampo.


 
Notícias Recentes
Risco de surto de catapora deixa pediatria do Hospital Regional em alerta
Diante de ameaça de volta de sarampo e pólio 158 mil crianças serão vacinadas no MS
USP alerta para alterações hormonais e outras doenças por uso excessivo de plásticos e cosméticos
Hemocentro de Dourados necessita de doadores com urgência
Mortes por gripe no MS aumentam 150% em 2 semanas
Dourados tem 62 casos confirmados de chikungunya, maior número de MS
   
 

2006 - 2012 © - Glória News - Todos os direitos reservados.
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Desenvolvido por: Ribero Design - tecnologia&internet